Imagem capa - Como funciona o ensaio com recém nascido ? por Daniel Silva Fotografias
Para as mamães e Papais ♥

Como funciona o ensaio com recém nascido ?

Quem pensa que fotografia de newborn é so "colocar" o bebe em um cestinho fotografar, esta muito iludido... rs

O que há por trás de belas imagens é muito estudo, preparação, técnicas, experiencia, paciência e o principal :  AMOR

E o que nao nos falta é amor...
Afinal, desde a preparacao do estudio (limpeza, montagem dos equipamentos, etc), ha também um carinho na preparacao de cada producao para podermos fazer uma linda combinacao de cores criando assim uma harmonia na composicao das mesmas.
O posicionamento do bebe é feito com muita calma e minuciosidade para que assim, seja feito, de forma segura.
Também ha um capricho na pós produção, que é a edição de cada foto, onde que nos destacamos mais uma vez com mais um diferencial, fazendo também manipulação de imagens.

Nosso carinho e amor por esse segmento cresce a cada dia pois ao passar desses descobrimos uma coisa nova. 

Trabalhamos em nós algo que jamais imaginaríamos.


Pensando em explicar como funciona tudo nesse trabalho tão delicado, resolvi escrever um pouco abaixo:

Essa dúvida não é exclusividade das mamães, mas todos que veem as fotos com recém nascidos sempre querem saber como conseguimos chegar nesse resultado...



                                                                           Esse é o Bernardo no seu ensaio newborn enroladinho no wrap.

Quando fotografar  e quanto tempo demora ?


O ensaio dura em média de 1 a 2 horas no máximo pois após esse período já fica cansativo pros papais e pro bebê. As fotos devem ser feitas até os 15 dias de vida, o ideal mesmo é com 7 a 10 dias , assim a mamãe já pegou a rotina , sabendo quando ele dorme mais e quando está mais calmo,  caso ocorra algum imprevisto durante o ensaio e que não seja possível fazer todas as fotos contratadas dentro das 2 horas ainda temos mais alguns dias pra continuar. E até os 15 dias o bebê ainda tem toda a flexibilidade facilitando que ele fique nas poses , e nesse período as cólicas ainda não começaram, o que é essencial pois esse é o fator que mais atrapalha, afinal ninguém sentindo dor irá sair bem na foto, imagina com um ser tão pequenino ?  

Essa regra não vale pra todos os casos já fotografamos alguns bebês que passaram dos 20 dias e foi super bem, como foi o caso do Bernardo da foto acima que já estava com 21 dias, e outros com 10 dias e já ficaram mais agitados, isso vai muito da personalidade dele.


Preparação...


Tudo começa uns 2 dias antes do ensaio, quando a minha namorada e minha assistente Rebecka monta todas as produções do ensaio, e logo em seguida envio pra higienização os acessórios, roupinhas  e tudo que iremos utilizar. 

Chegando no dia , montamos tudo que vamos usar, puff, cestinhos, caminha, aquecedores, umidificador , e uns 20 a 30 minutos antes dos papais chegarem, já aquecemos o estúdio e monitoramos até chegar entre 27 e 30 graus e também a umidade ideal , dai só mantemos pra total conforto e segurança do bebê, pois eles podem sentir frio e a maioria das fotos são feitas sem roupinha. 

Colocamos o som característico do útero que acalma o bebê, dessa forma refazemos todo o ambiente que ele tinha ainda na barriga da mamãe, que é o calor, umidade e o som.


Primeira parte...


Ao iniciarmos o ensaio já com o bebê peladinho e só de fralda , nós enrolamos ele no wrap, que é um tecido grande e elástico. Temos várias formas de enrolar, deixando os pezinhos pra fora, ou só as maozinhas, ou ele todinho, ficando igual a um saquinho mesmo ( e que as mamães adoram e os bebês mais ainda )., pois assim eles se sentem seguros como era antes de nascer. 

Quando vamos enrolando já usamos técnicas para acalma-lo, quando terminamos ele já está com um soninho beeeem profundo. Daí levamos para o puff ou prop (cestinho, caminha... ) que iremos usar. 


Para posicionar o bebê é preciso várias técnicas e a Rebecka manda super bem, pois temos que saber onde pegar, e como pegar; pra isso estudamos toda a anatomia do recém nascido, afinal segurança em primeiro lugar não é mesmo ? 

Ai o bebê estando confortável, damos início às fotos geralmente de 15 a 20 minutos depois da chegada do cliente.





Damos sequência às fotos, não perdendo tempo, já faço as fotos de detalhes, como pezinhos, olhinho, maozinha, boquinha...




Finalizando essas primeiras fotos damos início a segunda parte do ensaio, que são as fotos com ele mais peladinho, pegamos e já mudamos alguma coisa, que pode ser algum acessório, lacinho, touquinha , travesseiro etc.


Segunda parte ...


É nessa hora que pode vir a grande surpresa que nunca sabemos quando irá acontecer, que é o xixi ou coco...rs. 

Uma coisa sabemos, vai acontecer haha. Já percebi que a tendência é nesse momento em que desenrolamos e tiramos a fralda, ai ele se sente livre leve e solto, ai solta tudo também...rs. Olha que já aconteceu no colo do papai na hora das fotos , ou um xixi em que o bebê molhou a Rebecka toda.
E isso pra nós é super normal, afinal estamos lidando com um ser totalmente dependente de nós e a sua rotina não deve ser alterada por conta do ensaio. Por isso quando é preciso parar pra amamentar , que é quando ele acorda ou chora, nós paramos e esperamos o tempo que for preciso pra que sacie a fome e volte a dormir tranquilamente.  






Nesse momento colocamos alguma roupinha nele, ou deixamos todo peladinho, que são as fotos que as mamães amam ♥









Terceira e última parte...


Já finalizando o ensaio, é o momento das fotos com os papais, e irmãozinho ou irmãzinha, e não deixamos por último por qualquer motivo, mas sim porque o bebê ao sentir o cheiro da mamãe ou do leite materno ele pode ficar mais inquieto ou vir a acordar, e nessa hora já garantimos todas as fotos de acordo com o pacote escolhido pela mamãe. 


Olha só essa sequência que fizemos no ensaio do Henrique:







Abaixo o papai Gilson com sua bebê Lis ♥ 




Essa seqüência não é a que fazemos em todos os ensaios, pode varias muito , mas em geral funciona dessa forma.



Bom, é isso pessoal, espero que tenham gostado, aqui buscamos resumir um pouco de como realizamos esse trabalho tão especial e que amamos fazer..


Tem alguma dúvida ?

Pode ficar a vontade e deixar aqui em baixo nos comentários que iremos responder com o maior prazer ♥

Abraços e até a próxima !